Começa na próxima segunda-feira, dia 24 de junho, a 28.ª edição do Torneio Interassociações Lopes da Silva, que este ano se realiza no distrito de Aveiro, com jogos no Luso, Mealhada e Oliveira do Bairro.

A prova vai contar com as 22 associações distritais e regionais de futebol do continente e ilhas, contabilizando cerca de 450 jovens jogadores.

A Seleção Distrital Sub-14 da AF Bragança está colocada no grupo C, juntamente com a AF Setúbal, AF Leiria e AF Guarda, e defronta a AF Setúbal no pontapé de saída da competição, um adversário que em 2023 terminou o TIA no segundo lugar. Sílvio Carvalho, selecionador distrital, não espera facilidades, lembrando que a sua equipa está “inserida num grupo muito forte”. “No 1.º jogo defrontamos a AF Setúbal, atual vice-campeã do Lopes da Silva, só isso já diz das dificuldades que vamos ter pela frente”, destacou.

A preparação para o torneio foi positiva, sobretudo pelo facto de a seleção ter realizado vários testes com outras seleções distritais. “Correu dentro do previsto no plano de preparação. Foi muito importante a participação em torneios interassociaçoes, o que nos possibilitou jogar com outras seleções distritais e testar a equipa em contextos mais complexos”.

Na antevisão ao TIA Lopes da Silva, Sílvio Carvalho aposta numa seleção competitiva e pede aos jovens atletas que aproveitem ao máximo a prova que é uma montra de talentos. “Queremos ser competitivos em cada jogo, sem estar obcecados pelo resultado. Dar aos miúdos um crescimento e vivências que certamente ficarão nas suas memórias. O objetivo é aproveitar cada jogo como uma oportunidade única na vida de cada um, sabendo que, se funcionarmos como equipa, haverá individualidades em destaque”, concluiu.

Esta mítica prova de futebol de formação em Portugal é, sem dúvida, o maior torneio do género no nosso país e tem sido marcante a todos os níveis, constituindo a porta de entrada para muitos dos novos craques portugueses.

Jogadores como Pauleta, João Vieira Pinto, Ricardo Quaresma, Bernardo Silva, João Moutinho ou Rúben Neves são alguns exemplos dos muitos jovens talentos que passaram por este torneio.

O TIA Lopes da Silva é uma verdadeira antecâmara da Seleção Nacional Sub-15, sendo que ao longo da semana de competição são vários os treinadores nacionais que observam os atletas.

A 1.ª fase do torneio joga-se de 24 a 26 de junho e a 2.ª fase realiza-se entre os dias 27 e 29 de junho. O dia de todas as decisões, com as finais de todas as ligas, será a 30 de junho, com a grande final marcada para o Centro de Estágios do Luso.

O Torneio Lopes da Silva 2024 terá jogos a decorrer em quatro centros desportivos: Centro de Estágios do Luso (2 campos), Mealhada (2 campos), Pampilhosa (2 campos) e Oliveira do Bairro (2 campos).

À semelhança de outras edições, a prova interassociações sub-14 conta com VAR.

Na edição de 2023, a AF Madeira alcançou um título inédito, depois de vencer, na final, a AF Setúbal, após desempate através da marcação de grandes penalidades.

Recordamos que AF Bragança inicia a fase de grupos do TIA frente à AF Setúbal, no dia 24 de junho, às 09h30, segue-se, no dia 25, a partida com a AF Leiria e no dia 26 o jogo com a AF Guarda que vai ser transmitido em diferido no Canal 11.

Lista de Convocados:

ADSP VALE CONDE: Francisco Sá;

EF CRESCER: Henrique Oliveira, Francisco Rodrigues, Simão Clemente, Tomás Lopes, Martim Herdeiro;

FC MÃE D`ÁGUA: Rodrigo Morais, Tomás Santos, Diogo Freitas, João Machado, Gonçalo Lamas, Filipe Granjinho, Gonçalo Fernandes, Francisco Gonçalves;

GD MIRANDÊS: Dinis Garcia, Gabriel Nóvoa;

GD BRAGANÇA: Diogo Baptista, Raúl Almeida;

SC MIRANDELA: Gabriel Soares, Martim Coutinho;

Programa de jogos: 

Guia oficial do torneio AQUI