Daniela Moreno, capitã da seleção distrital sub-14 de futebol feminino, e Leonor Patatas, capitã da formação sub-16 da AF Bragança, participaram esta terça-feira no Dia da Liga BPI, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

As duas atletas juntaram-se às restantes jovens jogadoras, cerca de 40 em representação das várias associações distritais e regionais de futebol, para conhecerem os percursos e as boas práticas das atletas de elite.

Francisco Neto, selecionador nacional, e as jogadoras Diana Silva (Sporting CP), Madalena Marau (SC Braga) e Mariana Campino (Racing Power) partilharam, durante a sessão, vasto conhecimento e experiência, com o intuito de motivar as mais jovens à continuidade do rumo em direção ao futebol sénior.

As três jogadoras falaram sobre boas práticas, recuperação de lesões, intervenção nas redes sociais e comportamentos desportivos dentro e fora dos relvados. 

O BPI, principal patrocinador da liga feminina, associou-se à iniciativa com uma curta intervenção sobre boas práticas em termos de economias pessoais.

Foi um dia em cheio para as jovens jogadoras. Daniela Moreno garante que saiu da Cidade do Futebol com mais conhecimento e destacou a importância deste tipo de iniciativas no crescimento das atletas. “Acho que foi uma iniciativa maravilhosa, tanto da parte da federação como das associações, gostei muito e eu levo comigo para o futuro algumas coisas que foram ditas pelas jogadoras e pelo selecionador. Participar nesta iniciativa vai ajudar-me a melhorar as minhas habilidades de jogo. Observando táticas e técnicas utilizadas por jogadoras de alto nível vou aprimorar as minhas habilidades e estratégias de jogo”.

A mesma opinião foi partilhada por Leonor Patatas, capitã da seleção distrital sub-16 da AF Bragança. “Participar no dia da Liga BPI e poder contatar com o Selecionador Nacional e algumas jogadoras da liga foi uma experiência incrível. Foram momentos inspiradores e de bastante reflexão. Os testemunhos foram enriquecedores e é notável o desenvolvimento do futebol feminino no nosso país. Foi um dia muito bem passado e destaco dois momentos em particular, a conversa com o Selecionador Nacional e a conversa com as jogadoras. Além disso, gostei também do convívio com as jogadoras das diversas associações”, sublinhou.

O Dia da Liga PBI contou ainda com Mónica Jorge, da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, que no encerramento do evento deixou uma mensagem focada na perseverança das futebolistas mais jovens e no futuro do futebol feminino.

Além das jogadoras, a AF Bragança fez-se representar ainda por João Saraiva, diretor, e Susana Madureira, gestora distrital do projeto SuperQuinas.