Jorge Sousa, antigo árbitro internacional, esteve, esta segunda-feira, no Auditório Nuno Maia na sede da AF Bragança, onde dirigiu a formação “Mão na bola Vs Bola na mão”.

A iniciativa faz parte da dinâmica instituída entre o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol e os Conselhos de Arbitragem distritais.

Jorge Sousa, que terminou a carreira em 2020, depois de 27 anos, 19 dos quais em competições profissionais, é instrutor da Academia de Arbitragem da FPF.

A punição de um jogador por mão na bola está inserida na Lei 12 das Leis de Jogo da FIFA. A Lei tem uma interpretação/recomendação, em que o árbitro deve ter em consideração os seguintes critérios: o movimento da mão na direção da bola (e não a bola na direção da mão); a distância entre o adversário e a bola (bola inesperada); a posição da mão não pressupõe necessariamente uma infração.

A ação de formação contou com a presença de vários árbitros e elementos do Conselho de Arbitragem da AF Bragança, nomeadamente o presidente, Fernando Lhano.