“WIF – Women In Futsal” é o nome do projeto internacional do qual faz parte a AF Bragança. A reunião de abertura realizou-se esta sexta-feira, dia 6 de dezembro, na sede da AF Bragança.

O projeto “Women In Futsal” tem como objetivo encorajar a participação das mulheres no desporto e na atividade física, especialmente as que se encontram em situação difícil (por exemplo, vítimas de violência, marginalizadas, ou com problemas de saúde mental, ou perpetradoras de crimes, etc.), através da criação das primeiras equipas nacionais de futsal feminino em três países europeus diferentes.

Trata-se de uma ação-piloto que pretende tornar-se um modelo simbólico de luta contra o estigma e um instrumento de inclusão e redenção social, a reproduzir noutros países europeus.

O projeto inspira-se na experiência da “Crazy for Football”, a primeira equipa nacional de futsal para pessoas com problemas de saúde mental, que hoje em dia, em Itália, representa um grande símbolo da luta contra o estigma da doença mental e da promoção do desporto como instrumento de reabilitação psiquiátrica.

O plano de ação é simples e tem a duração de 12 meses, os parceiros que representam os três países europeus (Itália, Espanha e Portugal) organizarão as seleções de jogadores no seu território e participarão num evento internacional a realizar em Roma no final do projeto.

Estão previstas numerosas ações para promover o desporto e o exercício físico e também para combater o estigma que muitas vezes ainda existe em torno das pessoas mais vulneráveis.

São parceiros neste projeto a Associação de Futebol de Bragança (Portugal), a Federacion Navarra de Fútbol (Espanha) e a ASD Crazy For Football (Itália).