A Associação Nacional de Médicos do Futebol (AMEF), em parceria com a AF Bragança, realizou, no sábado, dia 7 de dezembro, no Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros, um curso de Suporte Básico de Vida (SBV) e DAE (Desfibrilhação Automática Externo).

A formação faz parte de um conjunto de atividades desenvolvidas pela AMEF no âmbito da candidatura realizada ao projeto CRESCER 2024 da Federação Portuguesa de Futebol, que tem como objetivo oferecer às 22 associações distritais de futebol do país 22 DAE´s.

A AMEF é das poucas instituições no pais que está habilitada simultaneamente a ministrar formação acreditada pelo INEM para SBV, SBV+DAE e SAV, pela American Heart Association, e Suporte Avançado de Vida Pediátrico.

Em 2018, a AMEF, com a ajuda da FPF através do financiamento do Programa de Modernização da FPF, fundou o Centro de Formação em Emergência Médica para Profissionais de Saúde no âmbito do desporto, com as valências de suporte avançado de vida e suporte básico de vida com Desfibrilhação Automática Externa.

Na formação realizada em Macedo de Cavaleiros participaram 18 formandos com responsabilidades na área do treino, comunicação, saúde e logística.