Os árbitros Leandro Beiroto, Francisco Dias, Tomás Fragueiro e Ana Rita Linhares representaram a Associação de Futebol de Bragança no Encontro Nacional de Árbitros Jovens, que este ano se realizou em Vila Real, de 13 a 15 de Outubro.
Trata-se de um estágio, que teve a sua primeira edição em 2001, organizado pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF). A iniciativa é importante no desenvolvimento intelectual, físico e cultural dos jovens árbitros, bem como nos objetivos que pretendem atingir na iniciativa.
Para Ana Rita Linhares foi uma grande experiência. “Foi incrível. Tive a oportunidade de conhecer novas realidades de outras associações e do futebol profissional, que me faz motivar para continuar a trabalhar e dedicar para colocar em prática as aprendizagens”, destacou.
A jovem árbitra terminou o estágio duplamente satisfeita, pois selecionada para acompanhar a equipa de arbitragem da Final da Taça de Portugal Feminina em 2024, no Estádio do Jamor. “Fiquei muito feliz de ter sido selecionada. Será certamente uma experiência única”, afirmou.
Francisco Dias também guarda boas experiências de uma iniciativa que lhe permitiu crescer a nível pessoal e da arbitragem. “Foi um evento bem conseguido uma vez que consegui aprender novas técnicas e melhorar aquelas que já sabia, para além de ter desenvolvido novas competências com os restantes colegas jovens árbitros. Para mim, o mais marcante foi sem dúvida a mesa-redonda com, provavelmente, os melhores árbitros a nível nacional das três modalidades”, sublinhou.
A mesma opinião foi partilhada por Tomás Fragueiro. “A experiência foi boa, pois aprendi muitas coisas boas sobre a arbitragem. Conheci melhor o mundo da arbitragem e como funciona. Eu gostei um pouco de tudo, mas a melhor coisa do encontro foi os amigos que fizemos para a vida toda e o convívio que houve entre todos”.
Quanto a Leandro Beiroto referiu-se a uma “experiência incrível”. “Fiz novas amizades e guardo conselhos a seguir para crescer na minha carreira da arbitragem. De uma forma global gostei de tudo, mas mais das palestras com pessoas experientes e a convivência com outros jovens árbitros”.
Da comitiva da A.F. Bragança fez parte ainda António Oliveira, preparador físico do Centro de Treinos da AFB, que sublinhou a importância da iniciativa no crescimento dos jovens árbitros. “Além de os jovens árbitros conviverem com as maiores referências nacionais, as aprendizagens que adquirem motiva-os e serão fundamentais, em todo o percurso que se perspectiva. Os contactos realizados, com vários árbitros, que serão o futuro da arbitragem nacional, ajuda-os a ter conhecimento de diferentes formas de trabalho e análise.  Em relação à Ana Linhares, vai conseguir vivenciar, muito cedo, todas as experiências de uma equipa de arbitragem num momento que é, muitas vezes, a realização de um sonho”.
Os quatro árbitros receberam ainda a visita de Lília Martins, Carlos Ventura e Cláudio Miranda, também árbitros da A.F. Bragança.  
O XXII Encontro Nacional de Árbitros Jovens contou com 120 participantes de todas as associações distritais e regionais de futebol do país.