Faltam 3 dias para o jogo da Taça Transmontana de Futsal. A prova resulta da parceria entre a AF Bragança e a AF Vila Real.

Frente a frente vão estar os campeões distritais de futsal, época 2023/2024, de cada uma das associações, o Clube Desportivo Miranda do Douro, em representação da AF Bragança, e a Academia Jonhson Januário, da AF Vila Real.

A formação mirandesa tem dominado o futsal distrital no nordeste transmontano. Com apenas dois anos de atividade, o clube soma dois títulos distritais, duas taças e uma Supertaça “António Parente”.

No próximo sábado, dia 14 de setembro, os comandados de Vítor Hugo enfrentam a AJ Januário, que se prepara para o Campeonato Nacional de Futsal III Divisão.

O treinador antevê dificuldades, mas garante que a sua equipa tem argumentos para contrariar o favoritismo do adversário. “Sabemos perfeitamente do valor que a equipa adversária tem, pois encontrámo-nos na taça de acesso a terceira divisão e com os reforços certamente estará mais forte. No entanto, nós temos as nossas armas e iremos procurar contrariar o favoritismo deles”.

Em 2023, o CD Miranda do Douro disputou o troféu com o GDC Salto. A vitória, por 5-2, sorriu à formação do distrito de Vila Real e este ano Vítor Hugo quer conquistar o troféu que falta no palmarés do clube. “Gostaríamos de conquistar a Taça Transmontana para completar o pleno de competições e ser coroado como o campeão de Trás-os-Montes”, destacou.

Vítor Hugo salientou ainda a importância desta prova para a promoção da modalidade. “Para os clubes vencer esta taça traz prestígio regional e, claro, aumentar a moral da equipa e criar um espírito de união, que se poderá refletir positivamente nas restantes competições”, concluiu.

"Queremos trazer a taça para a capital da castanha" 

Do outro lado, no banco da AJ Januário, vai estar Álvaro Santos. O técnico chegou esta temporada ao clube e pretende, numa altura em que se aproxima o início do nacional, implementar as suas ideias de jogo. “Nós, com a mudança da equipa técnica estamos à procura de implementar, o mais rápido possível, o nosso modelo de jogo”.

Por isso, o encontro com o CD Miranda do Douro serve também para reforçar a preparação da equipa. “É um jogo que se enquadra no nosso período preparatório, mas que acaba por ter contornos diferentes, pois está em causa um troféu e que obviamente queremos vencer”, referiu.

Álvaro Santos já analisou o adversário e não espera facilidades, apesar de se tratar de uma equipa que compete no distrital. “Vão estar em campo duas equipas diferentes, pois o CD Miranda do Douro, com algumas entradas que lhe vieram acrescentar valor, tem os processos já assimilados. Portanto, jogo difícil, perante uma boa equipa, mas em que queremos trazer a taça para a capital da castanha”, afirmou.

Tido pronto para um grande jogo de futsal entre CD Miranda do Douro e AJ Januário. A bola começa a rolar às 17h00, no próximo sábado, dia 12, no Pavilhão Municipal de Vila Flor.