PRETENSÃO
Desde tenra idade (há cerca de 40 anos), que estou ligado ao Futebol Amador e Profissional. É um envolvimento espantoso, mas com muitas vicissitudes próprias. Findo um trajeto como atleta e treinador (por opção), a paixão pelo Futebol, encaminhou-me para o Dirigismo. Já exerci várias funções no Futebol, o que me levou à aquisição de múltiplas vivências permitindo-me afirmar que, é com um trabalho de estreita colaboração entre Clubes, Autarquias e Associação que se criam condições para o desenvolvimento e sustentabilidade do Futebol/Futsal Distrital. Em consonância com o exposto, promovemos estrategicamente, eventos de forma a sensibilizar os nossos Sócios Ordinários a fomentar e consolidar o aumento de atletas federados.
A nossa Associação é relativamente pequena em termos de densidade populacional, refletindo-se no número de atletas federados, comparativamente com as nossas homónimas, tendo atravessado graves problemas financeiros nos últimos anos (desde a nossa tomada de posse), mas, mesmo assim, a AF Bragança conseguiu organizar todas as competições regulares das épocas desportivas, aumentar o número de provas desportivas (Supertaças Distritais de Futebol/Futsal), criar em parceria com a AF Vila Real uma prova extraordinária (Taça Transmontana) e participou em todos os Torneios Interassociações propostos pela FPF. Dentro deste âmbito, ampliámos o número de Seleções Distritais em atividade.
Em simultâneo, temos vindo a investir na formação de treinadores, com a organização de diversos Cursos de Treinadores, aumentando a “base de conhecimento” na área do treino, obedecendo a plano estratégico de desenvolvimento do Futebol e do Futsal. Esperamos “colher os frutos” desta aposta principalmente nos escalões de formação dos nossos Sócios Ordinários.
Esta sincronia só se consegue com estabilidade, onde se tem procedido a algumas reformulações acentuadas no seio da gestão da instituição.
Conseguimos, com o esforço de todos os Sócios Ordinários, concretizar muito daquilo que nos propusemos, quando da nossa candidatura.
Preservo a certeza e a vontade de que ainda temos muito que fazer em prol do progresso devidamente sustentado, trilhando caminhos para lá chegar, com esforço, com ambição e com credibilidade.
Associação em Movimento!
Prof. António Ramos
Presidente da Associação de Futebol de Bragança