AF Bragança presente na 20.ª edição do Fórum de Arbitragem
Evento decorreu durante dois dias e serviu para discutir os principais problemas do setor.
18 abril 2023
noticias Arbitragem
A cidade de Viana do Castelo recebeu a 20.ª edição do Fórum de Arbitragem, evento que se realiza duas vezes por ano e que serve para trabalhar nos principais problemas do setor, envolvendo o Conselho de Arbitragem da FPF e os responsáveis pelos Conselhos de Arbitragem das Associações Distritais e Regionais de futebol. A Associação de Futebol de Bragança, fez-se representar pela figura de Fernando Lhano, Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação.
Pretende-se, com estes fóruns, criar um momento de oportunidade para discutir questões importantes e estruturantes para a arbitragem, mantendo sempre uma constante proximidade com os Conselhos de Arbitragem distritais.
Entre os principais assuntos debatidos, destaque para aquela que é considerada a principal preocupação do setor: o recrutamento e a retenção de árbitros, de forma a responder positivamente ao aumento do número de jogos e competições distritais e nacionais. Encontrar estratégias para atrair árbitros e mantê-los em atividade continua a ser um desafio para a arbitragem portuguesa (e europeia), algo que deve envolver todos os agentes desportivos na procura de uma solução comum.
Fernando Lhano, Presidente do Conselho de Arbitragem da AF Bragança, abordou a importância destes fóruns no desenvolvimento da arbitragem nacional: "Estes encontros são sempre importantes, são oportunidades de partilha entre colegas de todas as Associações, fala-se um pouco da realidade de cada um de nós e nesse sentido consegue-se chegar a novos métodos de atuação, potenciando a arbitragem no seu global."
Um dos temas abordados, foi o recrutamento e retenção de árbitros, na qual Fernando Lhano explicou como tem funcionado esse processo na AF Bragança: "Temos tentado de alguma forma cativar jovens para a arbitragem, algo que não é fácil pois somos um distrito pequeno em relação a outras associações. No entanto estamos satisfeitos, temos tido números simpáticos na aderência aos cursos, neste último tivemos 38 novos árbitros, números muito positivos para a nossa realidade."
Rui Teixeira