AF Bragança recebe Desfibrilhador Automático Externo (DAE)
Momento assinalado nos 30 anos da AMEF
30 abril 2025
Noticias Associação
A Associação Nacional de Médicos de Futebol (AMEF) ofereceu no domingo, dia 27 de abril, na comemoração do seu 30.º aniversário, no Porto, um Desfibrilhador Automático Externo (DAE) à Associação de Futebol de Bragança.
António Ramos, presidente da entidade que gere o futebol e o futsal no distrito, recebeu o equipamento utilizado na paragem cardiorrespiratória (PCR) e que tem como função aplicar uma carga elétrica no tórax.
A entrega do DAE faz parte da candidatura da AMEF ao projeto CRESCER 2024 da Federação Portuguesa de Futebol com objetivo de oferecer às 22 associações distritais de futebol do país 22 DAE´s.

A AMEF é das poucas instituições de Portugal que está habilitada simultaneamente a ministrar formação acreditada pelo INEM para SBV, SBV+DAE e SAV, pela American Heart Association, e Suporte Avançado de Vida Pediátrico.
Em 2018, a AMEF, com a ajuda da FPF através do financiamento do Programa de Modernização da FPF, fundou o Centro de Formação em Emergência Médica para Profissionais de Saúde no âmbito do desporto, com as valências de suporte avançado de vida e suporte básico de vida com Desfibrilhação Automática Externa.
Filipe Serralva (diretor do Centro de Formação da AMEF e responsável pelo Projeto dos 22 DAE’s), João Pedro Mendonça (Presidente da AMEF), José Carvalho Rodrigues (Presidente da Assembleia Geral da AMEF), Helena Pires (Secretária Geral da FPF) e Paulo Rozeira (Diretor Executivo da LigaPortugal) marcaram presença no 30.º aniversário da AMEF.