Até ao dia 24 de maio de 2024 estão abertas as candidaturas para os #BeActive Awards, atribuídos pela Comissão Europeia.

Os prémios #BeActive visam premiar e divulgar projetos, iniciativas notáveis e indivíduos inspiradores, que se destaquem no âmbito da participação no desporto e na atividade física bem como na promoção e incentivo à prática de estilos de vida mais ativos.

Existem quatro categorias distintas às quais poderão concorrer, nomeadamente:

-BeActive Education Award – Tem como objetivo demonstrar que através da educação se pode incentivar as crianças a serem ativas fora dos locais convencionais para a prática desportiva.

-BeActive Workplace Award – Visa premiar projetos exemplares que procuram tornar o local de trabalho num local mais ativo, com colaboradores mais ativos. Iniciativas antes, durante e após o horário laboral podem ser incluídas.

-BeActive Local Hero Award – Pretende reconhecer personalidades que têm trabalhado consistentemente na promoção da participação em atividades físicas e desportivas junto da comunidade local.

-BeActive Across Generations Award – Visa premiar projetos que promovam o desporto intergeracional. Pode incluir a promoção de atividades adaptadas a todas as gerações, a sensibilização para estilos de vida saudáveis, bem como acesso mais fácil ao desporto e às atividades físicas para todas as gerações.

Para além de verem o seu trabalho reconhecido internacionalmente, os vencedores em cada categoria recebem um prémio monetário no valor de 10.000€, existindo ainda prémios para os 2ºs e 3ºs classificados no valor de 2.500€.

Para aceder à submissão da candidatura consultar o seguinte link: https://beactiveportugal.ipdj.pt/premios-beactive-2024/

Quanto ao Prémio “Desporto + Acessecível”, o período de candidatura termina no próximo dia 7 de junho e podem candidatar-se projetos que promovam o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência.

O Prémio «Desporto + Acessível», desenvolvido em parceria pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), visa premiar e divulgar projetos que promovam o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social.

O projeto vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de 7 mil euros, atribuídos pelos dois Institutos e pela Decathlon Portugal. Para cada área prioritária será atribuída uma menção honrosa, que receberá um prémio não pecuniário do parceiro Decathlon Portugal, em material desportivo, no valor de 500 euros.

Para esta terceira edição foram definidas três áreas prioritárias:

-Inclusão social e sensibilização;

-Formação;

-Desenvolvimento desportivo (enquanto crescimento da prática desportiva inclusiva).

O Prémio veio preencher uma lacuna na divulgação das melhores práticas potenciadoras, direta ou indiretamente, do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, sejam elas dos clubes, federações, universidades e outras.

Consulte toda a informação sobre o Prémio Desporto + Acessível em https://www.inr.pt/premio-desporto-mais-acessivel