A literacia motora é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças, especialmente quando mais de 80 por cento estão em risco de inatividade física. Nesse contexto, a ação de formação "Promoção da Competência Motora em Crianças," realizada pela Federação Portuguesa de Futebol através da Portugal Football School, concluiu-se com grande sucesso nos dias 7, 9 e 11 de outubro, reunindo mais de 700 professores de educação física de todo o país.

Lecionada pelas professoras Rita Cordovil, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, e Sara Santos, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a formação, com uma carga horária total de seis horas, abordou três módulos principais: "A Criança e o seu Desenvolvimento Motor," "A Competência Motora em Crianças" e "Habilidades Motoras Fundamentais e Jogos Lúdico-Desportivos." Essa capacitação visa equipar os professores com estratégias práticas para melhorar a atividade física entre os alunos, garantindo que mais crianças desenvolvam habilidades motoras essenciais.

Este Programa de Formação está alinhado com o plano estratégico da FPF para 2030 e, muito particularmente, com o programa "A Hora dos Super Quinas," que se desenvolve nas atividades de enriquecimento curricular de mais de 1.000 escolas do 1.º ciclo de ensino básico em mais de 290 municípios. Através de iniciativas como essa, a FPF reafirma seu compromisso em promover estilos de vida ativos desde os primeiros anos de educação, contribuindo para uma sociedade mais saudável e dinâmica.

Fonte: FPF