Depois de uma temporada a competir na Divisão de Honra, o Grupo Desportivo de Bragança está de regresso ao futebol nacional.

Os brigantinos já preparam a participação no Campeonato de Portugal. A pré-época arrancou esta segunda-feira, dia 15 de julho, com 21 jogadores às ordens do técnico, Nuno Gonçalves.

No primeiro dia de trabalho, o treinador garantiu “uma equipa muito competitiva”. “É uma equipa que vai lutar em qualquer campo ou com qualquer adversário, com todo o respeito, para vencer, é o nosso ADN”.

Nuno Gonçalves parte para a segunda temporada no comando técnico do GDB e vai fazer a estreia na competição nacional. O treinador aposta num bom desempenho dos seus jogadores, mas está ciente das dificuldades que vão encontrar. “Sabemos perfeitamente das nossas dificuldades e das competências deste campeonato. Vamos ter de ter outras preocupações, que não tínhamos no distrital, a qualidade dos nossos adversários vai obrigar-nos a ser mais equilibrados em todos os momentos de jogo”, acrescentou.

No primeiro dia da pré-época, Nuno Gonçalves contou com sete caras novas: o guarda-redes Pantera (ex-SC Mirandela); os defesas Gabriel Rodrigues (ex-Águias do Moradal) e Eddy (ex-SC Mirandela); o médio Francisco (ex-AD Fafe); e os avançados Cazares (ex-Citânia de Sanfins), Edgar Ribeiro (ex-Fontinhas) e Ferreirinha (ex-Foz).

Mas, o plantel ainda não está fechado e vão chegar mais caras novas nos próximos dias, com destaque para o argentino Parini. O médio terminou a ligação ao SC Mirandela e é reforço para o Bragança.

Da época passada renovaram André Reis, Francisco Estanga, Machado, Jorge Passas, Hidélvis, Morais, o capitão Fabien Capelo, Nuno Silvano, Rúben Ferreira, Kika, Marco Trigo, Léo, Danny Pires. Destaque ainda para a promoção ao plantel sénior do jovem guarda-redes Zé Pedro e de Simão Herdeiro.

O Campeonato de Portugal tem pontapé de saída previsto para o dia 18 de agosto e o GDB será o único emblema da AF Bragança na competição. Antes, a 4 de agosto, os canarinhos apresentam-se aos sócios frente ao GD Chaves B, um jogo que também serve para assinalar a 4.ª edição do Troféu Ximena.