A AF Bragança certificou 22 clubes formadores. A cerimónia de entrega dos diplomas e placas relativos ao processo de certificação de entidades formadoras, época 2022/2023, realizou-se esta quinta-feira, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé.

A iniciativa contou com as presenças de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e de António Ramos, presidente da Associação de Futebol de Bragança. Não faltaram ainda os representantes dos clubes e entidades desportivas distinguidos e das autarquias do distrito de Bragança. Fernando Gomes, líder da FPF, destacou a importância do processo de certificação e o crescimento do número de entidades formadoras na AF Bragança. “É um processo que, nestes últimos cinco anos, evolui de uma forma tremenda. Praticamente todos os clubes de formação em Portugal estão no processo de certificação, porque é um símbolo de qualidade que a FPF atesta. Aquilo que verificamos aqui, em Bragança, é um pouco da realidade do que se passa no país. Há cinco anos, a AF Bragança tinha cinco entidades formadoras e hoje entregamos os diplomas e placas a 22 entidades, tendo vindo ao processo 25. Acima de tudo, este processo permitiu a elevação da qualidade da formação no nosso país”.

E António Ramos, presidente da AF Bragança, mostrou a intenção de aumentar o número de clubes certificados. O dirigente não tem dúvidas da importância do processo no desenvolvimento dos seus filiados. “Para nós é uma satisfação grande. Começámos com poucas clubes e fomos evoluindo. Neste momento são 22 os clubes certificados o que ainda é pouco, já que temos 34.  A certificação traz mais qualidade de trabalho, veio melhorar não só as condições para a prática desportiva como as práticas de trabalho de reinadores e dirigentes desportivos. É uma questão muito importante”.

Entre os 22 clubes certificados, o SC Mirandela conseguiu o estatuto de 3 estrelas. Na opinião de Fernando Morais, vice-presidente dos alvinegros, este é um processo que aumenta a qualidade do clube. “O processo de certificação para o SC Mirandela é muito importante. Temos os escalões todos, são cerca de 250 atletas, e a certificação traz mais qualidade à nossa formação”.

A mesma opinião foi partilhada por Helena Lisboa, presidente da AR Alfandeguense, emblema certificado com 3 estrelas. “Dá mais visibilidade ao clube e podemos melhorar a nossa prestação. O processo de certificação traz mais qualidade ao clube e, logo, mais atletas”.

Alfândega da Fé voltou a abrir portas aos clubes e dirigentes para distinguir a qualidade do trabalho realizado no distrito no futebol e futsal, depois de em 2022 ter recebido a mesma cerimónia. “É uma honra enorme podermos receber aqui o presidente da FPF, Fernando Gomes, que está a fechar um ciclo de uma carreira dedicada ao futebol português. Já não é a primeira vez que recebemos esta cerimónia e estamos sempre de portas abertas para assinalar e festejar a evolução do desporto no nosso distrito”, salientou Maria Manuel Silva, vice-presidente do município.

A nível nacional, na temporada 2022/2023, entram no processo 1187 entidades e dessas foram 781 as que foram certificadas de uma a cinco estrelas. Além disso, 210 foram identificadas como Centros Básicos de futebol.

No total, 991 entidades foram devidamente certificadas.

Clubes certificados (época 2022/2023):

Centro Básico de Formação de Futebol (CBFF)

-FC Mogadourense

-FC Mãe d´Água

-AD Paredes (feminino)

Centro Básico de Formação de Futsal (CBFF)

-Escola Arnaldo Pereira

-AR Santo Cristo (feminino)

Entidades Formadoras 2 Estrelas – Futebol

-Forte Carrazedense

-GD Cachão

Entidades Formadoras 2 Estrelas – Futsal

-CA Mogadouro

Entidades Formadoras 3 Estrelas – Futebol

-CA Macedo de Cavaleiros

-GD Bragança

-S.C. Mirandela

-GD Moncorvo

-Escola Crescer

-GD Mirandês

-ADSP Vale do Conde/ADC Rebordelo

-FC Vinhais

-FC Leão Negro

Entidades Formadoras 3 Estrelas – Futsal

-CSP Vila Flor

-AR Alfandeguense

-GD Macedense