A sessão de abertura, contou com as presenças do Presidente da AF Bragança, António Ramos, o Presidente da ANTF, José Pereira, o Diretor Técnico Nacional Adjunto, José Guilherme, o Vice Presidente, Carlos Alendouro e o Diretor Técnico Regional, Sílvio Carvalho, ambos da AF Bragança.

O Curso de Treinador de Futebol UEFA C, atingiu um número recorde de inscritos, com 35 formandos, a que se juntam 28 do Curso de Treinador de Futebol UEFA B. Um marco histórico da AF Bragança, que vê assim as suas medidas de integração e de promoção formativa dar frutos, com o aumento do número de novos treinadores.

O Diretor Técnico Regional, Sílvio Carvalho, em declarações à AFBTV reforçou a importância da promoção formativa e do crescimento da adesão do Curso Treinador UEFA B: "É o segundo curso de treinador de futebol UEFA B que realizamos na Associação desde que a atual direção está em funções, isto é muito importante para nós, um sinal que os treinadores de Bragança apostam cada vez mais na sua formação e querem continuar a evoluir. Este desenvolvimento dos nossos formandos é fundamental, pois estes cursos conferem-lhes valências e experiências que os ajudam a estar mais preparados para o seu trabalho no terreno."

Abordou ainda o desenvolvimento formativo e o seus benefícios para o futebol do Distrito de Bragança: "Com treinadores mais habilitados, o grau de exigência no campo vai aumentar, haverá uma melhor organização e uma maior transmissão de conhecimento, premissas que serão mais enriquecedoras para os jogadores a orientar, que no fundo são o centro do processo formativo. Com este tipo de processo de formação teremos melhores treinadores, melhores clubes e melhores jogadores, e o seu desenvolvimento constante é um dos grandes objetivos da Associação."

Rui Teixeira