Estão encontrados os dois grandes finalistas da Prova Rainha do Futsal. CD Miranda do Douro e EF Arnado Pereira procuram no dia de hoje pelas 21h45, gravar o seu nome na história e adicionar aos seus museus mais uma taça. 

A primeira partida do dia iniciou-se pelas 19h30, opondo o líder da Liga AMP GD Torre D.Chama contra os brigantinos da EF Arnaldo Pereira. A equipa do GD Torre D.Chama vinha de um bom momento com 3 vitórias seguidas, enquanto que a EF Arnaldo Pereira havia empatado numa visita ao terreno do ACRD Ala.

Num grande espetáculo de futsal, com uma bonita moldura humana, seguiu em frente a equipa do EF Arnaldo Pereira com uma vitória por 4-1. Os golos da vitória brigantina foram da autoria de Amaro, Pinheiro, Pedro e Alves, mas quem se destacou mais foi o guardião José Amaro, que manteve a baliza trancada a sete chaves, numa verdadeira exibição de gala. Para além da passagem à final, José Amaro foi coroado ainda com o prémio "Man Of The Match".

Na análise à partida, o técnico do GD Torre D.Chama, Pedro Miguel, destacou alguns erros individuais e a exebição do José Amaro (na qual parabenizou), como alguns dos fatores da derrota: "Ficámos muito cedo em desvantagem, com um erro nosso, eles estiveram muito fortes nas transições, eu tinha avisado a minha equipa que eles eram muito fortes nas transições. O guarda-redes deles fez uma grande exibição, está de parabéns, se ainda não lhe dei os parabéns certamente ainda os vou dar. A alegria da Taça é mesmo isto, não se sabe um vencedor antecipado, todas a equipas querem ganhar a taça e é isto a Taça Distrital."

Agradeceu ainda o apoio incondional das gentes de Torre D.Chama: "Isto tem sido o espelho de toda a época, nós em cada jogo temos a casa cheia. È uma gente que sabe receber, ordeira, que apoia e eles acima de tudo não mereciam este desfecho. Estão de parabéns e sei que no próximo jogo estarão outra vez a apoiar-nos e não os queremos defraudar de maneira nenhuma."

O Treinador da EF Arnaldo Pereira, destacou não só a exebição de José Amaro, mas também o compromisso e a exibição global de toda a sua equipa: "Ele (José Amaro), esteve muito bem tanto na parte ofensiva como defensiva, mas não foi só ele, foi a equipa toda, a equipa esteve sempre muito focada, muito concentrada e isso levou-nos á vitória."

Se a primeira partida tinha sido de nível elevadíssimo e com um ambiente de cortar a respiração, o segundo jogo da Final Four entre SC Moncorvo e CD Miranda do Douro não foi diferente. Os mirandeses conseguiram controlar as investidas dos leões, carimbando a passagem à final com uma vitória por 8-2. Os golos da vitória mirandesa foram da autoria de Finha, Ricky (2), Nickas (2), André, Luís Firmino e Diogo.

Para além do grande jogo de Nickas (MVP), a equipa do CD Miranda do Douro também teve um importante contributo dos seus adeptos, que com tambores e vozes bem afinadas, foram também eles determinantes para a passagem a final, proporcionando também um grande ambiente no pavilhão.  

Paulo Gonçalves, técnico dos mirandeses revelou qual foi a chave da passagem à final: "Sabíamos de antemão que o jogo contra o SC Moncorvo era complicado, vendo até pelo campeonato na qual tivemos dois empates é uma equipa guerreira, uma equipa que não desiste. Sabíamos que eles estavam um pouco condicionados, na segunda parte faltou-lhes frescura física, nós sabíamos os jogadores que era necessário anular no jogo e pressionamos alto de forma a não se sobreporem ao nosso jogo. Foi uma vitória justa, lutámos por isto e foi mais que merecido."

Jorge Paiva, treinador dos verdes e brancos apontou as ausências como uma das razões da derrota: "Não há dúvida que faltaram jogadores fundamentais da nossa equipa, o Rúben e depois o Hugo que ao fim de 2 ou 3 minutos também se lesionou, havia mais 1 ou 2 tocados mas conseguiram aguentar. No entanto penso que não foi só isto, não só o CD Miranda esteve melhor, como nós também estivemos mal."

A Grande Final da Taça Distrital está marcada para amanhã pelas 21h45. 

 

Rui Teixeira