Terminou hoje a participação da Seleção Distrital Sub-14 Futebol Feminino na Fase Zonal, disputada entre os dias 6 e 8 de dezembro na Guarda. O torneio contou com a participação das congéneres da Guarda e de Braga.

As Brigantinas alcançaram a qualificação, para a Liga de Prata, depois de um empate (0-0) frente à Seleção da Guarda e uma derrota com a Seleção de Braga (0-3).

O primeiro jogo revelou um grande equilíbrio entre as duas equipas, na qual o Selecionador Distrital, Daniel Branquinho destacou a organização da sua equipa demonstrada na 2ª parte: "O jogo dividiu-se em 2 partes diferentes. Entramos no jogo algo receosos o que levou a que o adversário tivesse mais bola e ficasse mais próximo da nossa baliza. Na segunda parte acabou por ser o inverso, corrigimos as nossas dificuldades, que estavamos a sentir e acabamos por ter mais superioridade, criando diversas situações de perigo, chegando mesmo a fazer um golo que acabou por ser anulado por fora de jogo. A nossa organização melhorou, assim como a transição ofensiva, mas parte tudo da confiança e vontade delas. Na segunda parte elas sentiram que eram capazes e acabou por se refletir no nosso jogo."

O Selecionador Distrital, em declarações à AFBTV fez um balanço geral da participação no torneio: "Foi um torneio bastante positivo, seja a nível dos resultados e qualificação, pois subimos uma liga perante a classificação do ano passado (Liga de Prata). A nível de prestação foi também muito positivo, pois nos dois jogos conseguimos aplicar o que havíamos treinado, seja nível da organização defensiva e transições. Conseguimos aplicar o que trabalhámos e alcançámos a qualificação para a Liga de Prata."

Daniel Branquinho, numa introspecção do trabalho realizado até agora da sua equipa, falou num "processo longo", que vem em crescendo a cada treino e competição: "Tem sido um processo longo, um trabalho que tem que ser contínuo, ainda estamos a meio da época, temos que continuar a trabalhar pois ainda temos a disputa da Liga de Prata. Se formos avaliar o primeiro treino, com a equipa que tenho agora, vemos uma equipa completamente diferente. Aquilo que eu lhes tenho dito, é que elas se tiverem vontade, se continuarem a treinar, vão melhorar cada vez mais e esse crescimento tem sido a olhos vistos."

A  Associação de Futebol de Bragança, gostaria de parabenizar toda a Seleção Distrital Sub-14, pela defesa da honra do distrito de Bragança.

Rui Teixeira