A Portugal Football School, o Observatório da Federação Portuguesa de Futebol e o Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora estão a realizar um estudo na 26.ª edição do Torneio Lopes da Silva denominado "A caracterização multidimensional do desempenho em competição dos jogadores de futebol". O estudo procura caracterizar o desempenho dos jogadores, bem como caracterizar as ações individuais e coletivas com e sem bola com todas as ADRs do país. 

No estudo técnico foram monitorizadas 42 partidas, com todos os conjuntos participantes a serem alvo de pelo menos duas monitorizações. Foram realizadas recolhas de dados técnicos, táticos e físicos. 

Na colaboração científica, os indicadores foram recolhidos através da utilização de GPS em jogos de todas as fases da edição de 2022 do Torneio Lopes da Silva.

Segundo a organização do estudo este é “um momento ótimo de prática e observação, é pertinente aproveitar este momento para a realização de estudos que nos permitam conhecer e caraterizar melhor o tecido desportivo do País nestas faixas etárias nos mais diversos fatores de rendimento”.

A Seleção Distrital da Associação de Futebol de Bragança contribuiu, para os respetivos dados estatísticos, em 3 dos 6 jogos que realizou, no decorrer do Torneio Lopes da Silva.