AF Bragança no Fórum de Arbitragem na Madeira
A 21.ª edição realizou-se este fim-de-semana, na Madeira, e serviu para discutir questões de fundo da arbitragem
21 abril 2024
noticias Arbitragem
A Madeira recebeu, este fim-de-semana, a 21.ª edição do Fórum de Arbitragem, uma iniciativa do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol que se realizada duas vezes por ano, de forma descentralizada, para discutir questões de fundo da arbitragem nacional, juntando no mesmo espaço todos os Conselhos de Arbitragem das associações de futebol distritais e regionais.
A sessão de abertura decorreu no sábado e contou com a participação do Diretor Regional de Desporto da Madeira, David Gomes, do presidente da Câmara de Machico, Nuno Moreira e do representante da Câmara Municipal do Funchal, Duarte Cordeiro, além do presidente da AF Madeira, Rui Marote, e do presidente do CA da AF Madeira, Manuel Costa.
Ainda no primeiro dia do evento foi apresentado um Plano de Desenvolvimento Estratégico para a arbitragem nacional, com foco em três vetores fundamentais: o recrutamento, a formação e a avaliação. Um dos grandes objetivos deste projeto é criar um plano de recrutamento e retenção de árbitros e árbitras com a criação de uma equipa dedicada a este tema.
Já este domingo, na sua intervenção, o presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Fontelas Gomes, respondeu a todas as dúvidas dos dirigentes presentes, incentivando os seus homólogos regionais a fazerem uma aposta ainda maior na arbitragem feminina. Fontelas Gomes falou ainda do aumento do número de horas de formação, entre vários outros temas, bem como o previsto crescimento do número de cursos de arbitragem a realizar, tal como o incremento da oferta de formação complementar.
No Fórum foram homenageados os presidentes dos CA das ADR que terminam mandato, Rogério Santos, da AF Setúbal, e Cunha Antunes, da AF Braga, além de entregues os diplomas de participação a todos os presentes.
A sessão de encerramento contou com a presença de Arménio Pinho, em representação da Direção da FPF, que destacou o apoio da instituição ao crescimento do futebol, neste caso particular com incidência na arbitragem.
A AF Bragança fez-se representar por Fernando Lhano, presidente do CA, António Oliveira, vice-presidente do CA, António Ramos, presidente da direção, Carlos Alendouro, vice-presidente, e João Saraiva, diretor.
A próxima edição do Fórum de Arbitragem vai realizar-se em Évora.