O jogo entre FC Mãe Água e CA Macedo Cavaleiros, realizado no dia 14 de dezembro, a contar para a jornada 8 do Campeonato Distrital de Iniciados, ficou marcado por um gesto de fair play do treinador da formação brigantina, Frederico Chumbo.

Segundo o árbitro, Rui Cruz, a equipa macedense apresentou-se apenas com oito jogadores, devido à síndrome gripal que está a afetar vários atletas do plantel, e perante isso o treinador do FC Mãe d´Água, num gesto de fair play, decidiu retirar jogadores do 11 inicial para que a partida se iniciasse em igualdade numérica, ou seja 8x8.

A formação de Macedo de Cavaleiros acabaria por ficar reduzida a sete elementos, face à lesão de um atleta, uma situação que, mais uma vez, não deixou indiferente Frederico Chumbo. O técnico dos tricolores tirou mais um jogador da sua equipa para jogar também com sete.

De imediato o árbitro da partida, Rui Cruz, premiou o gesto de fair play e ética desportiva com a atribuição do Cartão Branco ao treinador do FC Mãe d´Água.

O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos.

O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED-Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IP).