AF Bragança e AF Vila Real com apresentação conjunta no “Thinking Football Summit 2024”
António Ramos e António Marques Silva falaram da realidade do futebol transmontano
12 setembro 2024
Noticias Associação
Partilhar a realidade do futebol e futsal nos vários distritos do país foi desafio lançado pela Liga de Futebol às associações distritais e regionais de futebol que participam no “Thinking Football Summit 2024”
O conceituado evento da Liga Portugal começou hoje e termina no sábado, dia 14 de setembro, na Super Bock Arena, na cidade do Porto.
"Futebol em Trás-os-Montes: Superar a desertificação através do desporto" foi o tema apresentado, em conjunto, por António Ramos, presidente da AF Bragança, e António Marques Silva, presidente da AF Vila Real.
Os dois presidentes explicaram como o desporto pode servir para combater a desertificação em Trás-os-Montes.
“Se olharmos à demografia, Bragança é o antepenúltimo distrito a contar do fim e Vila Real está em quinto. Bragança concentra a maior parte da população na parte norte e Vila Real na parte sul. Por isso decidimos criar algumas estratégias para combater os problemas da interioridade”, afirmou António Ramos à Liga Portugal.
Quanto a António Marques Silva aposta na proximidade com os filiados. “A estratégia passou pelo desenvolvimento desportivo e competitivo das provas internas e externas, aumento da proximidade junto dos clubes filiados e projetos de desenvolvimento”, referiu António Marques da Silva.
A criação de competições interdistritais, de jornadas concentradas e de taças distritais, entre clubes dos dois distritos, foram algumas das estratégias traçadas.
A terceira edição do “Thinking Football Summit 2024” traz ao Porto nomes sonantes da indústria do futebol como Antero Henrique, Diretor Desportivo da Qatar Stars League, e Deco, ex-jogador internacional português e atual diretor desportivo do FC Barcelona.
O evento promove discussões relevantes sobre o futuro do futebol, mas também contribui significativamente para a economia local. Segundo o Jornal Económico, a iniciativa tem um impacto económico de 3,5 milhões de euros.
Imagens: Liga Portugal