A medida surge como forma de desenvolver cada vez mais o futebol e futsal distritais, conferindo assim mais formação e conhecimento às equipas através de quadros técnicos mais habilitados e competentes para a função de treinador. Com o processo de certificação de clubes, tanto Associações Distritais como clubes têm se organizar e adaptar, o papel do treinador e coordenadores são fundamentais.

Com a abertura já anunciada do Curso de Treinador de futebol e futsal na presente época desportiva, o Diretor Técnico da instituição Sílvio Carvalho afirma “ser uma boa oportunidade para treinadores que possuem o Curso de Futebol e Futsal UEFA C – Grau 1, atualizarem e aumentarem o seu nível de aptidão e intervenção no terreno". Terão assim 3 épocas, 2022/2023, 2023/2024 e 2024/2025 para realizarem o curso.

Acrescentou ainda: "O processo de treino é complexo, exigente e requer organização por parte das equipas técnicas, os clubes procuram treinadores com determinado perfil e competência num mercado cada vez mais competitivo. A AF Bragança vai direcionar os quadros técnicos em cada escalão, de acordo com o que cada curso de treinador exige. Treinadores UEFA C – Grau 1 habilitados para treinar petizes, traquinas, benjamins e infantis, ou seja, no máximo até ao futebol 9. Já para ser treinador principal no futebol de 11 só com a habilitação UEFA B – Grau 2. No futsal os escalões serão semelhantes ao futebol, ao nível do curso de treinador exigido.”

“O Presidente da AF Bragança António Ramos, afirmou que a direção foi sensível e houve uma descida acentuada nos preços de todos os cursos de treinador, no sentido de apoiar e incentivar a que haja um maior número de inscrições. Estão assim reunidas as condições para a 26 de setembro de 2022 iniciarem os cursos de futebol e a 26 de abril de 2023 os de futsal.”

Para mais informações relativas aos Cursos de Treinador UEFA C e UEFA B Futebol e Futsal, consulte aqui.