O GD Sendim conquistou no dia da mãe (1 maio), a prova “rainha” após bater o campeão em título, o Grupo Desportivo de Bragança. Uma final cheia de emoção, com um ambiente digno de “Jamor”, onde reinou a alegria que é a festa do futebol.

A equipa orientada por André Irulegui, adotou uma estratégia mais conservadora, apresentando-se num bloco mais baixo apostando essencialmente em saídas rápidas para o ataque, lançando na profundidade os dois avançados Diego e Bruno Souza. O GD Bragança jogou igual a si mesmo, assumindo a posse de bola.

O golo que deu a vitória aos Sendinenses surgiu por Bruno Sousa, deixando em festa as centenas de adeptos que atenderam ao estádio, que compuseram uma moldura humana impressionante.

O técnico André Irulegui, em declarações á AFBTV, não escondeu a enorme felicidade e o sentimento de orgulho nesta conquista: “Felicidade é a primeira palavra que me vem à cabeça, quando temos um percurso com muita dificuldade, com muita privação e depois tenho um prémio destes, no local onde eu vivo. Ser campeão aqui tem um sabor muito especial”.

André Irulegui realçou ainda a presença dos muitos adeptos que vieram apoiar o GD Sendim, uma “massa impressionante” que nunca tinha visto em 40 anos de bola : "Nunca tinha visto tanto povo. Eu costumo dizer que são as equipas que puxam as claques e não o contrário, nós fomos ganhando e quando eles deram conta já estávamos na final. A Promoção que houve no jogo também ajudou, hoje tinha aqui uma massa impressionante. Em 40 anos de bola no nosso contexto, nunca tinha visto tanta gente.”

Bruno Sousa (homem do jogo), fala numa partida inesquecível, relembrando as lesões que o assombraram  esta época: “ Jogo Inesquecível sem dúvida, ainda mais eu que venho de duas lesões, após isto tudo consegui superar-me, recuperar fisicamente e dar o meu melhor em campo.”

O Guardião do GD Sendim, Armando á semelhança do seu treinador, voltou a reforçar a importância do apoio dos adeptos, deixando no final uma dedicatória especial, nesta que é a sua terceira taça distrital no currículo: “Na parte mais difícil do jogo os adeptos deram-nos força, conseguimos ganhar e é também para eles esta vitória. Quero dedicar esta vitória para as minhas filhas, minha mulher e para a pessoa mais importante da minha vida, a minha irmã.”

O treinador do GD Bragança, Cicero Lopes da Silva, apesar da derrota, demonstrou-se orgulhoso da sua equipa: “A minha equipa esteve muito bem, muito coesa, trocou sempre a bola, teve sempre a posse de bola. Tivemos o comando do jogo nas duas partes, estou muito satisfeito, mostramos a razão de termos sido os campeões.

Paulo Roberto, avançado do GD Bragança apontou a falta de critério na finalização como uma das razões da derrota da equipa: “Tivemos muitas oportunidades de golo e não conseguimos concluir, o Sendim foi lá uma vez e fez o golo, é o futebol. Queria dar os parabéns ao Sendim, foi uma equipa que quis ganhar o jogo na raça, na luta, sendo matreiros, mas também acho que o Bragança está de parabéns.”

A Associação de Futebol de Bragança parabeniza o seu filiado pela conquista do troféu.